adv
Tipos de Personalidade PDF Imprimir E-mail

ALGUNS TIPOS DE TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE

  • Paranóide
    Caracteriza-se pela hipersensibilidade nas relações interpessoais. Apresenta-se normalmente com desconfiança, é defensivo e até agressivo. Costuma projetar sua auto-crítica a respeito de suas fraquezas atribuindo aos outros como responsáveis e incompreensivos.
  • Ciclotímica
    Pessoas que vivem de momentos de elação (otimismo, entusiasmo etc) a depressão. No período da elação parece que rompe com censuras e bloqueios tornando-se o idealizador e entusiasta necessário para suas próprias realizações e de outros. Na depressão a censura, os limites aparecem cerceando sua sorte.
  • Esquizóide
    Aparece como fuga às relações íntimas ou competitivas. Não são estáveis ao vínculo afetivo. Não perdem o contato com a realidade, mas são pessoas meio excêntricas e tomam atitudes que parecem devaneios.
  • Explosiva
    É um tipo de personalidade que se manifesta por explosões de raiva. São pessoas instigantes e hipersensíveis a fatos que as coloquem em frente a frustrações, cujas reações são explosivas.
  • Obssessivo-Compulsiva
    São personalidades que se desempenham junto a neurose. Seu traço mais forte é a ordem e a meticulisidade. São perfeccionistas e exageradamente repetitivos em algumas ações pessoais. Detalhistas em suas atividades passam horas organizando sua mesa de trabalho, lavam as mãos freqüentemente e ao sair de casa voltam para conferir se desligaram a luz ou o gás.
  • Histérica
    Mostra-se fútil, egocêntrica, emocionalmente instáveis e afetivamente superficiais.
  • Astênica
    É um tipo de personalidade que não apresenta muita energia, mostra-se com baixa motivação e entusiasmo. Susceptível ao estresse físico e emocional mais que outras pessoas.
  • Anti-Social
    Tem conduta que lhe trás sérios e repetidos conflitos como a sociedade. Não se adaptam a normas sociais e organização de grupo e conduta adequada nas relações cotidianas.
  • Passivo-Agressiva
    Personalidades que se manifestam com uma agressividade deslocada para outros comportamentos, como por exemplo, a teimosia. Dificultam as coisas criando obstáculos para suas realizações ou evoluções. Não agridem, porém mostram-se receosos e de “mal” com as pessoas ou instituições com as quais não conseguiram expor sua indignação.
  • Passivo-Dependente
    São pessoas que se caracterizam por mostrarem-se desamparadas e fragilizadas. Manipulam os outros de maneira que estabelecem suas interações deixando ao outro o lugar de forte e definidor das ações enquanto usufruem a segurança e benefícios.
  • Inadequada
    São pessoas incapazes de enfrentar as vicissitudes da vida. São imaturas, não despendem muita energia física e social.
 

Depressão

depressão

Depressão

É um estado psicológico que produz nos sentimentos da pessoa uma sensação de menos valia. Mostra dificuldade para concatenar seus pensamentos, prevalecendo a tristeza e desânimo, transtorno no sono e na alimentação.

Esquizofrenia

esquizofrenia

Esquizofrenia

Doença complexa que engloba uma série de distúrbios psicóticos que produzem alterações no pensamento, afetividade e comportamento. Não esta claro aos psicólogos e psiquiatras as causas, contudo já se chegou a afirmar que seria um distúrbio bioquímico determinado por um tipo genético de deficiência enzimática.

Síndrome do Pânico

panico

Síndrome do Pânico

É necessário investigação endocrinológica, pois o hipertireoidismo pode manifestar um quadro crônico de ansiedade juntamente a outros sintomas psicológicos decorrente da tireotoxicose.

Pesquisa Interativa

O que você achou do nosso novo site?
 

News Letter

Inscreva-se em nossa lista e receba as novidades por email...