adv
Síndrome do Pânico PDF Imprimir E-mail
panico

É necessário investigação endocrinológica, pois o hipertireoidismo pode manifestar um quadro crônico de ansiedade juntamente a outros sintomas psicológicos decorrente da tireotoxicose.

  • O que é?
    É um transtorno fóbico-ansioso, que se apresenta pelos momentos de crises da ansiedade gerando pânico ou sensações de morte ou enlouquecimento na pessoa. Existe uma variedade de fatores fisiológicos e psicológicos, determinantes socio-culturais e relacionais familiares que de certa forma constituem a questionável justificativa de sua manifestação. Bem que na maioria das vezes chega-se a compreensão de ameaças internas que fazem pressão inconsciente na pessoa, reais ou atuais, contudo fantasias cujas origens encontram-se nas experiências das primeiras fases da constituição da personalidade.
  • Sintomas:
    Os sintomas além dos psíquicos envolvem também alguns órgãos tendendo a predominar em um ou outro. Como em outros transtornos ansiosos, os sintomas essenciais comportam a ocorrência brutal de palpitação e dores toráxicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade (despersonalização ou desrealização). Existe, além disso, freqüentemente um medo secundário de morrer, de perder o autocontrole ou de ficar louco.
  • Diagnóstico diferencial:
    É necessário investigação endocrinológica, pois o hipertireoidismo pode manifestar um quadro crônico de ansiedade juntamente a outros sintomas psicológicos decorrente da tireotoxicose. Outro diferencial importante é a semelhança com um enfarto do miocárdio que salvo os cuidados necessários o médico deve Ter preparo para compreender que manifestações físicas como sudorese, dor pré-cordial, falta de ar etc., pode estar relacionada a crise de ansiedade psicológica. Por fim entender também a Feocromocitoma que é um tumor da medula supra-renal que pode derramar, na corrente sanguínea, adrenalina e noradrenalina de maneira a provocar respostas viscerais difusas cujos sintomas são de ansiedade. O apropriado exame físico e radiológico ajudará no diagnóstico diferencial, mesmo que com raridade.
  • Tratamento:
    Psicoterapia e medicamentos é a combinação mais adequada para o alívio e recuperação da qualidade de vida do portador deste transtorno.
 

Depressão

depressão

Depressão

É um estado psicológico que produz nos sentimentos da pessoa uma sensação de menos valia. Mostra dificuldade para concatenar seus pensamentos, prevalecendo a tristeza e desânimo, transtorno no sono e na alimentação.

Esquizofrenia

esquizofrenia

Esquizofrenia

Doença complexa que engloba uma série de distúrbios psicóticos que produzem alterações no pensamento, afetividade e comportamento. Não esta claro aos psicólogos e psiquiatras as causas, contudo já se chegou a afirmar que seria um distúrbio bioquímico determinado por um tipo genético de deficiência enzimática.

Síndrome do Pânico

panico

Síndrome do Pânico

É necessário investigação endocrinológica, pois o hipertireoidismo pode manifestar um quadro crônico de ansiedade juntamente a outros sintomas psicológicos decorrente da tireotoxicose.

Pesquisa Interativa

O que você achou do nosso novo site?
 

News Letter

Inscreva-se em nossa lista e receba as novidades por email...