adv
Jean-Paul Sartre PDF Imprimir E-mail
sartre

Vida: Jean-Paul Sartre, novelista francês, teatrólogo, e maior intelectual do Existencialismo, - filosofia que proclama a total liberdade do ser humano. Foi premiado com o Nobel de literatura de 1964, que desconsiderou.

Infância e juventude. Sartre nasceu em 21 de junho de 1905 e faleceu em 15 de abril de 1980, em Paris. Ficou órfão de pai muito cedo. O pai, oficial da marinha, faleceu ainda jovem, dois anos depois do nascimento do filho. Foi, com sua mãe, Anne-Marie Schweitzer, viver em casa de seu avô materno, Carl Schweitzer, de origem alsaciana e protestante, professor de Alemão na Sorbone, em um apartamento no sexto andar de um edifício em Meudon, nos arredores da capital, nas proximidades do Jardim de Luxemburgo. O célebre pastor Albert Schweitzer, prêmio Nobel da Paz de 1952, era sobrinho de seu avô, primo de sua mãe.

Sartre estudou primeiro no Liceu Henrique IV, em Paris. Mais tarde estudou no liceu em La Rochelle, localidade onde, tendo sua mãe se casado segunda vez, a pequena família passou a residir.



 

Depressão

depressão

Depressão

É um estado psicológico que produz nos sentimentos da pessoa uma sensação de menos valia. Mostra dificuldade para concatenar seus pensamentos, prevalecendo a tristeza e desânimo, transtorno no sono e na alimentação.

Esquizofrenia

esquizofrenia

Esquizofrenia

Doença complexa que engloba uma série de distúrbios psicóticos que produzem alterações no pensamento, afetividade e comportamento. Não esta claro aos psicólogos e psiquiatras as causas, contudo já se chegou a afirmar que seria um distúrbio bioquímico determinado por um tipo genético de deficiência enzimática.

Síndrome do Pânico

panico

Síndrome do Pânico

É necessário investigação endocrinológica, pois o hipertireoidismo pode manifestar um quadro crônico de ansiedade juntamente a outros sintomas psicológicos decorrente da tireotoxicose.

Pesquisa Interativa

O que você achou do nosso novo site?
 

News Letter

Inscreva-se em nossa lista e receba as novidades por email...