adv
Søren Aabye Kierkegaard PDF Imprimir E-mail
Søren

A época em que viveu o filósofo dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard foi, inicialmente, um período de grande crise política e militar sofrida por seu país, em conseqüência das guerras napoleônicas. Somente na idade madura do filósofo, a Dinamarca veio a sair do atraso econômico causado pelos conflitos. Graças a uma política liberal que aboliu o trabalho obrigatório do camponês para os nobres seus senhores (regime medieval de servidão), e aboliu a monarquia absolutista, o país foi, aos poucos, foi se transformando em país industrializado e não apenas agrícola. Uma juventude universitária liderada pelo estudante Martin Lehmann, exigiu essas reformas liberais, e uma geração de intelectuais jovens, entre eles Kierkegaard, motivou que os meados dos anos 1800 fossem também chamados "idade de ouro" da literatura dinamarquesa. Kierkegaard viveu a maior parte de sua vida no reinado de Frederico VI, porém o período mais produtivo de sua maturidade transcorreu sob os reinados sucessivos de Christian VIII e Frederico VII.

II - Vida

Infância. Søren Aabye Kierkegaard nasceu em Copenhague, Dinamarca, a 5 de maio de 1813 e cresceu num ambiente de devoção religiosa luterana. Seus pais procediam da península da Jutlândia, a parte continental da Dinamarca. Michael Pedersen Kierkegaard, o pai de Søren, era um homem de vontade forte, argüidor e argumentativo, autodidata por meio de muitas leituras, e muito voltado para questões espirituais. De origem humilde, porém havia se tornado rico e influente em seu meio social. Sua casa era ponto de reunião de líderes religiosos e políticos do seu tempo. Pertencia à corrente religiosa dos pietistas de Herrnhuter. Sofria ataques periódicos de depressão porque, devido a uma blasfêmia proferida quando jovem, não acreditava na salvação de sua alma.



 

Depressão

depressão

Depressão

É um estado psicológico que produz nos sentimentos da pessoa uma sensação de menos valia. Mostra dificuldade para concatenar seus pensamentos, prevalecendo a tristeza e desânimo, transtorno no sono e na alimentação.

Esquizofrenia

esquizofrenia

Esquizofrenia

Doença complexa que engloba uma série de distúrbios psicóticos que produzem alterações no pensamento, afetividade e comportamento. Não esta claro aos psicólogos e psiquiatras as causas, contudo já se chegou a afirmar que seria um distúrbio bioquímico determinado por um tipo genético de deficiência enzimática.

Síndrome do Pânico

panico

Síndrome do Pânico

É necessário investigação endocrinológica, pois o hipertireoidismo pode manifestar um quadro crônico de ansiedade juntamente a outros sintomas psicológicos decorrente da tireotoxicose.

Pesquisa Interativa

O que você achou do nosso novo site?
 

News Letter

Inscreva-se em nossa lista e receba as novidades por email...